quarta-feira, 28 de agosto de 2013

#ProvaDaTerra

A Prova da Terra é a terceira prova do Caminho do Sim, nela teremos que mostrar um pouco da prática dos 3R's em nosso dia a dia. Para quem não conhece, os 3R's Reduzir, Reutilizar, Reciclar, o que esta bem presente no meu cotidiano. Quando falo que faço graffiti, muita gente fala num grande coro "Aerosol! super ruim para a camada de ozônio!" Pois é, por isso que só uso sprays que não contem o CFC (CloroFluorCarbono), tem mutias tintas também a base de água, que não são tão boas, mas da para trabalhar legal.

Reduzir, Reutilizar, Reciclar 

Pois bem, na minha apresentação eu já havia falado de algumas coisas que faço na pegada dos 3R's, essa semana foi muito corrida, e não consegui cumprir a deadline, o que me deixou um pouco chateada comigo mesma, e assim como há 4 anos atras quando me vi rodeada de latas de spay vazias, e não sabia onde coloca-las pois acreditava que o lixo não era a melhor escolha, eu tomei uma atitude, a mesma que tomei essa semana, durante a Prova da Terra: Eu DESISTI!
Sim eu desisti, desisti de forçar o barco e remar contra a maré, pensei, repensei, conversei com algumas pessoas amigas e a ideia final foi: Vou mesmo DESISTIR!!!

1º  Vou DESISTIR de colocar todo o lixo em uma só lixeira!
2º Vou DESISTIR jogar lixo no chão (Graças a minha mãe e o amor a mãe natureza nunca fiz isso).
3º Vou DESISTIR de comprar adesivos na gráfica para pintar.
4º Vou DESISTIR de jogar fora as latinhas de conserva.
5º Vou DESISTIR de ver um pallet apodrecendo no quintal do amigo.
6º Vou DESISTIR de jogar fora as latas de spray vazias. 
7º Vou DESISTIR de jogar fora as cascas de legumes/frutas/verduras.
8º Vou DESISTIR de comer carne.
9º Vou DESISTIR de passar tanto tempo no computador (mesmo que trabalhando)
10º Vou DESISTIR da televisão.

Pois bem, tarefa bem árdua, acredito que quando pensamos em reciclar, vemos a lado bonito e positivo que isso pode causar para o meio ambiente, mas o consumo exacerbado de comidas , roupas, eletroeletrônicos esta longe da realidade dos 3R's. Comprar, exibir, comprar exibir, comprar, exibir, comprar, exibir. É quase um "mantra sagrado" na vida de muita gente, o que distancia de uma qualidade de vida, quando consumimos muito, reciclamos pouco, repensamos pouco e não desistimos de nenhum dos 10 pontos que citei.
Para começar, exemplos párticos dos pontos que eu "DESISTI" foi de um pallet, que havia sido abandonado no quintal de um amigo, eu e ele já tínhamos feito algumas pranchas com outros pallets, mas esse ultimo ficou esquecido, até que um belo dia, a mesinha do computador daqui de casa quebrou, a grana para comprar outra estava em falta, e em conversa com meu namorado,  nos veio a brilhante ideia: "Vamos pegar o pallet que esta no quintal de Cássio, e fazer uma mesinha?!" Ligamos, marcamos, e entrega feita! Iniciou o trabalho, e com muito carinho, e muito esforço para serrar a madeira, eis nossa linda mesinha.

Nossa mesinha linda e exclusiva :)

Deixamos ela na cor da madeira mesmo, o que ficou bem rustico, como aqui em casa já é bem colorido, muitas telas na sala, e outros ambiente, gostamos muito dela na cor natural, e todo mundo que vê pede uma.
Outra forma de gerar renda e reutilizar, são os adesivos que produzimos no coletivo, como já havia falado na minha apresentação, eles são artesanais, e feitos com muito amor e tinta. Em períodos eleitorais, passamos nos comitês para coletar esses adesivos, muitos, muitos mesmo pegamos nos lixos dos comitês, dinheiro publico jogado fora! Então com muitos spray e muita criatividade, transformamos em lindos adesivos que são vendidos e/ou distribuídos por nosso coletivo. 

Adesivos+Spray+Criatividade = Lindos adesivos coloridos!

Reciclando adesivos de campanha eleitoral :)

Adesivos Prontos ! Lindos ^_^

As cascas de legumes/frutas/verduras vão todas para os vasos das plantas, infelizmente não posso ter plantas na casa que moro atualmente, porque não tem espaço e nem muito sol, quase nada de sol, na verdade, mas precisava comprar uma caminha pro meu gato, o MALrício, e gatos são mesmo fissurados em caixa, e o que me ajudou a economizar uma grana e bolei uma caminha para ele reutilizando uma caixa de papelão, que ele adotou desde o primeiro minuto da caixa aqui em casa. Voltando para os spray, ainda não tinha encontrado uma solução para as latas vazias, que a cada dia cresce o número aqui em casa, tenho latas que comprei há cerca de 8 anos atras, acredite.Como faço graffiti com uma frequência muito grande, e meu namorado também, temos muitas, muitas latas vazias, ele se animou e bolou uma forma de reutiliza-las: Estojos de lápis e porta trecos! Dá bastante trabalho para abrir as latas, mas o resultado e muito massa!

Essas foram as primeiras latas pintadas ^_^ 

O que quero, é poder fazer dos 3R's algo natural, que não seja sofrido nem "chato" de ser praticado, aqui em casa flui naturalmente, ambientes acessos só com a presença de alguém no mesmo, a TV é ligada quase nunca, assim como o DVD, microondas desligado da tomada, fogão nunca no automático, e comida, o mais saudável e natural possível, compramos o que precisamos, nada a mais, nada a menos, sempre o suficiente, aos poucos estamos deixando de comer carne, o que não é nada fácil, para quem é educado que  "se alimentar bem é comer carne também", mas aos poucos estamos vendo outras possibilidades em nossa mesa, o que vem nos deixando muito contentes a cada ida ao mercado, e ver que na nossa feirinha não tem nada animal. As latinhas de conservas viram lindo jarrinhos, que dou de presente com mudinhas de coentro e salsa para minhas amigas, já que não posso ter plantas.

Tudo isso porque acreditamos que é DESISTINDO de algumas coisas corriqueiras, que percebemos o quando nossas vidas são longe do que poderia se chamar de qualidade de vida.
Deixo para vocês três bons vídeos que assisti tem muito tempo, e um recente, dois documentários e um clipe, que falam sobre consumo, consumismo e a relação da ideia de "vida saudável capitalista"  mas me chamou atenção para muitas coisas, e que podem nos proporcionar repensar meio mundo de coisas dos nossos hábitos alimentares, e consumo de forma em geral, consumo consciente, sem exageros, sem ostentações, o necessário, o fundamental para uma vida saudável e sem acumulo de resíduos em nosso planeta.
Um grande sonho que tenho, é poder plantar minha própria comida, meus vegetais, frutas, verduras, ter tudo fresquinho e sem agrotóxicos, saber a origem da comida que esta em nossa mesa, ter uma vida saudável e o respeito pelo ecossistema começa com novas ideias, com novos costumes, uma reeducação que não é fácil, eu tô ligada, mas me esforço para "DESISTIR" de velhos costumes, e permitir o novo. Acredito muito na agricultura familiar, respeito a biodiversidade e uma produção agroecológica, vejo o exemplo dos meus sogros, que plantam e vivem do que plantam, e acho lindo e possível, enxergando o campo brasileiro como espaço digno de viver.


Vídeo "A história das coisas" 




Vídeo "O veneno esta na mesa"






Vídeo clipe "Consumo" do rapper paulista Ba Kimbuta 




Abraços Coloridos  :) 


0 comentários:

Postar um comentário

Design Gabi Bruce . Tecnologia do Blogger.