terça-feira, 13 de agosto de 2013

CorAção de tinta - Apresentação #GSA2014

Pensei diversas formas de me apresentar, com vídeo, com música, com fotos, com texto, escolhi a conversa, a opinião de meus amigos e amores, que me falam e me dão alegria todos os dias. A primeira apresentação que pensei foi o seguinte: Vou falar meu nome, onde moro, minha família, meus amigos, sobre graffiti, sobre Hip Hop e... Pera ai, vou só falar, falar, falar, melhor mostrar as pessoas que amo e que contribui tanto na minha trajetória no planeta Terra, então vamos lá!



Sou Gabriela Bruce, tenho 26 anos, ao contrário de muitas jovens, que dedica tempo a pintura de unhas, cabelos e beleza exterior pessoal, dedico boa parte do meu tempo para colorir os muros da minha comunidade, deixando as ruas mais coloridas e alegres para as crianças que moram por aqui.Sou de Recife, capital de Pernambuco, nordeste do Brasil,  a veneza brasileira como é conhecida, como tipica nordestina, gosto de dançar um bom forró pé de serra, samba de coco, ciranda e adoro praia. 

Praia de Piedade :)
Sou filha de Denise e Rizonaldo, e vejo em meus pais uma forte representação da verdadeira família, não aquelas tradicionais, que tem aulas de etiquetas, ou que possam em fotos para capas de revistas, mas da família que ama, que respeita, que apoia, que é unida, que é família. Nem ouso esquecer de citar a minha irmã, Gláucia, e meu irmão Wemison, que apesar da correria do dia a dia, e da rotina cotidiana a qual nossas vidas não se cruzam aparentemente, levo os dois em meu coração de uma forma especial, e são referencia em boas ações que sigo.


Painho e Mainha s2
Wemison e Gláucia :D



















Entre os meus amores, existem dois negros que completam a minha alegria, que todos os dias me enchem de carinho, e me inspiram, Sérgio e Maurício, meu namorado lindo de alma e simpático de espirito,  que além de meu companheiro de andanças, de pinturas, é meu amigo, com quem posso partilhar minhas alegrias e tristezas, e meu gato carinhoso e brincalhão, que adora deitar no colo, e mia desesperadamente por carinho, é com eles dois que vivo contente dias cheios de esperança.


Sérgio, meu preto  <3
Maurício o gato que mais me trouxe sorte :)

Nasci no dia 20 de Novembro, dia da consciência negra, por muito tempo não tinha a consciência de que sou negra, a importância de minha origem e de me fortalecer politicamente enquanto jovem negra, não consigo falar quem sou, sem falar dos meus amigos, das ações que produzimos, do nosso graffiti, da música feita para dançar, protestar e alegrar nosso povo, preto e periférico, sem essas pessoas, sou apenas uma palavra da minha história, são minhas amigas/amigos, minha família que escreve minha história, que me faz a cada dia acreditar que posso ir mais longe, que posso contribuir com cores para um mundo melhor.E é no Coletivo Flores Crew, que junto com amigas/amigos consigo transmitir isso.



Adesivos artesanais e reciclados :)
No coletivo faço de tudo! Idealizei o festival FloreSendo Ideias- Juventude, Hip Hop e outras conversas, que reuni a juventude do Hip Hop nacional anualmente para dialogar sobre politicas publicas para juventude, oficina de graffiti, e um projeto de literatura de cordel com Rap, o RAPresentando o Cordel, onde repassamos a literatura de cordel para crianças, e a musicalidade do rap, incentivando a leitura e produção poética entre crianças em escolas municipais de Pernambuco, faço adesivos artesanais, faço graffiti, luto pelos direitos de nós, mulheres, e criamos parcerias com outros coletivos de juventude que sejam ou não do Hip Hop para juntos, promovermos ações em prol de nossas comunidades, de politicas publicas para juventude, pelo meio ambiente e consumo consciente, por uma sociedade sem opressões, que possamos ser feliz e ter uma vida digna, uma moradia, direito ao estudo publico de qualidade, saneamento básico, coisas tão simples, tão simples que muitas das vezes não funcionam, e encontrei no graffiti, a voz que minha timidez calava, encontrei no Hip Hop minha disposição de mobilização.
  
Graffiti feito no 5to Festival Nosotras estamos en la calle, Lima-Perú 2013

 Faço parte também da Associação Metropolitana de Hip Hop (AMH²PE), onde desenvolvo oficinas de graffiti, e participo ativamente de conferencias representando o Hip Hop do meu estado.Procuro participar ao máximo de encontros, festivais e seminários que envolva: Hip Hop, graffiti, juventude, raça, feminismo e luta popular, acredito que assim aprendo mais coisas boas para trazer para minha comunidade, e foi assim que conheci o CCJ Recife, o Centro de Comunicação e Juventude em Recife, que trabalha com mídia comunitária (fotografia, design gráfico e audiovisual), conheci também o Roque Pense!, um coletivo da baixada fluminense que luta por uma sociedade anti sexistas, além de muito roque, o pessoal tem fanzine, faz graffiti e ótimas ideias feministas.Graças ao movimento Hip Hop, a qual faço parte há uns 9 anos, conheci 50% dos meus melhores amigos e amigas, é com essas pessoas que viajo  faço graffiti, luto por uma sociedade justa e igualitária para tod@s
Oficina Raza, genero e movimiento no MhoL, em Lima-Perú 2013
Marcha Mundia de Mulheres na Cúpula dos Povos, RJ 2012
1ºEncontro Nordestino de Graffiti, Teresina-PI 2009
1ºFloreSendo Ideias- Juventude,Hip Hop e outras conversas, Recife-PE 2011
Formação Juventude e o mundo do trabalho do CCJ Recife, Itamaracá-PE 2013
Ala das trabalhadoras rurais, Marcha Mundial de Mulheres, RJ 2012
Oficina de graffiti da AMH²PE em Recife 2012
Projeto RAPresentando o Cordel, Garanhuns-PE 2012
Projeto RAPresentando o cordel Exú-PE 2012
Oficina de graffiti da AMH²PE Paulista-PE 2012
Minhas amigas de graffiti: Mila, Rena Elaine, Recife-PE 2009






Minha flor, Luna, RJ 2012  :)
Com Rena e Caio, na barriga de Rena 2012 : )

Sabrina e Gustavo, ou Sabri e Gust, Belém-PA 2011
Com Keli e Isabela, minhas pretas, Recife-PE 2013
Rastro,Lamar e o coco de umbigada da mãe Beth, Olinda-PE 2013


Com mulheres especiais no Coco de Umbigada,Olinda-PE



Pode parecer que esta tudo uma grande bagunça, família, amigas e amigos, movimentos e grupos que faço parte, meus sonhos, o que gosto de fazer, é porque não tem como separar em subgrupos essas pessoas e ações, são fundamentais em minha vida, e tudo que faço, reflete o que todas essas pessoas maravilhosas são para mim: Amor, solidariedade, respeito e união!

Abraço bem apertado do meu amigo Gustavo :) 

 Quando comentei a alguns amigos que estava criando um blog para o programa Guerreiros sem Armas 2014, e precisava da opinião del@s, para saber o que eu sei fazer de melhor, já que me conhecem e convivem comigo, tive respostas como: 

"...Você é a mulher dos projetos, fala bem, escreve bem, acho uma amiga especial, sem igual, é dos corres, captar recursos é com você mesma..." Marcos Prisk 

"Companheirismo, amizade e muitas coisas..." Rena Prazeres 

"O que tu faz de melhor? Cuscuz!"  EdPaulo Morais

"Escrever e cozinhar, tem outras coisas também, mais gosto mais dessas duas..." Sérgio Rastro

O que eu mais gosto mesmo de verdade, é de pessoas! De estar juntos, construir juntos, pensar juntos, fazer juntos, pintar juntos, lutar juntos!




Grandes lições com essa guerreira! :) 



Acredito que posso participar do GSA 2014 porque sei ouvir e contar história, tranças memórias, desenhar caminhos, e seguir novos horizontes, nunca sozinha, não vejo ações se não coletivas e colaborativas,  pelo desejo de mobilizar pessoas em prol da mudança, por ousar sonhar um mundo colorido para todo os povos.

"Nuvem Surpresa" que ganhei no encontro de Juventude e Consumo consciente da Diaconia, Afogados da Ingazeira-PE 2012


" Quem transforma a sociedade é o povo organizado."  (Vera Baroni)



Algumas músicas que gosto muito :)
























Fotos: Gabi Bruce e Sergio Rastro
Texto: Gabi Bruce 

3 comentários:

Lamunyel disse...

Que irado achar uma "conterrânea" nordestina... Você é talento puro! Adorei ver o quanto você se engaja com empoderamento,mcomunicação, cultura e arte (tanto na bio quanto na prova da água).

Unknown disse...

Grata Lamunyel!!!
Muito bom encontrar vc tb, tava me sentindo "sozinha", na vontade de conhecer outros guerreiros/as, pq acredito que já somos guerreiros/as desde sempre. Tamos juntos, para seguir um caminho cheio de sim's de forma coletiva!
Xeros :)

Anônimo disse...

Oi Gabriela! Que prazer te encontrar no camino do SIM!

My name is Laura Claessens from Belgium, and I am 23 years old.

My sense of justice led me to study law. My values directed me to volunteer at mind-broadening and community-strengthening organizations like Youth For Understanding, Festival de cine latinoamericano de Flandres, Unifac, Council of Law Faculty, Girls in the City,... At GreenPop I started giving shape to my desire to green the world…

My dreams are big. I want to raise awareness that humans are an integral part of the ecosystem and that we need to care better for our common – and only! – home, the Earth.
My heart, mind and soul are in one line and dedicated to bring change.
But I only have two hands and one voice… I want to learn how to use them better, put them together with other Warriors Without Weapons and shoot out loud: YES we can bring change! YES we are change!

I invite you to get to know me on my blog (http://lauraclaessensgsa2014.wordpress.com/) or get in touch with me on facebook (https://www.facebook.com/claessenslaura). And if you do, please tell me about yourself and your motiviation to be on the Yes path.
If you think I should be part of gsa2014, please recommend me to gsa2014@institutoelos.org.

Abraço,
Laura

Postar um comentário

Design Gabi Bruce . Tecnologia do Blogger.