terça-feira, 20 de agosto de 2013

#ProvaDaÁgua


Esta é a primeira tarefa do Caminho do Sim, a Prova da Água. Nela preciso rever minhas fraquezas e fortalezas que pontuei na tarefa de aquecimento, e gerar uma ação, algo que seja simples mas que tenha boa repercussão e alcance. Nessa tarefa tenho três dias (de 18/08 à 20/08) para realiza-la  e postar aqui no blog, ou seja: U-Hu! Consegui!!!

Dai o que senti necessidade de rever entre os 10 pontos foram:

1. Acredito na transformação do mundo de forma concreta *

3. Posso articular redes sociais e mobilizar pessoas para uma causa ***

7. Tenho meus valores, crenças, mas estou aberto para o desconhecido **

Prova da Água 

Então vamos lá! Não que eu não acredite na transformação do mundo, nem que eu não tenha o sonho de vê-lo melhor, pelo contrário, tenho sonhos de um mundo justo e igualitário para todas as pessoas, sem distinção alguma. Vejo o dia a dia de algumas pessoas que moram na comunidade onde moro, o quanto é difícil, a falta de uma transporte publico de qualidade, o saneamento básico, escolas devidamente equipadas, ou mesmo com a presença física de professores, talvez tenha  parecido que sobreviver em meio as dificuldades que só encontramos na favela, me transformou em uma pessoa dura de coração e desacreditada, o que não é verdade. Acredito na felicidade de forma horizontal, igual para todas as pessoas, e tenho muito amor no que faço, e por isso faço.

Tenho muita facilidade em articulação, seja em rede sociais ou não, e acredito que isso é um ponto a ser ressaltado, revisto e adubado, para surgir novas e melhores ideias.
No 3º ponto revisto, é mais em relação ao desconhecido, penso e pratico muito o autocuidado, o que me faz  rever muito ida a lugares, saídas, atividades que participo, não que me prive de alguma coisa, nem que eu fiquei em dúvidas, mas procuro ter os pés no chão, equilibro emoção, desejo, pros e contras, não é que o desconhecido me faça temer, pelo contrario, sou bem curiosa, mas antes de me jogar em algo procuro saber, faço uma "pesquisa de campo", procuro na internet, falo com amigos, e assim recebo o desconhecido, com segurança.

Para a Prova da Água, uni os três pontos em uma atividade/ação. Como posso ter uma transformação de forma concreta do mundo sem ações práticas? Só com teorias e com esperanças politicas? Acredito muito e pratico a filosofia do "Pega e faz". Em conversa pelo Facebook, um novo amigo convidou para compartilhar um pouco da experiencia que tenho com graffiti de uma forma mais politica, em prol de causas e da minha comunidade, e juntamos a fome com a vontade de comer, e fui participar do programa REVOCULTURA, na rádio LAMA, que é uma rádio livre. As rádios livre surgiu na década de 60, é uma emissora de rádio que NÃO encontra-se vinculada a partidos políticos, entidades religiosas, órgãos estatais ou grupos de interesse comerciais, que vai contra também à apropriação tendenciosa do conceito de rádio comunitária por esse mesmos grupos.


Rádio LAMA, Rádio Livre!

A comunicação de forma livre é na minha opinião, um adubo muito forte para a população da favela, são nas rádios dos bairros que nos informamos sobre cultura, saúde, educação e outros assuntos que muitas das vezes não são pautados nas grandes mídias. No programa REVOCULTURA, tive a oportunidade juntamente com minha amiga Elisa, de partilhar algumas ideias sobre Feminismo Comunitários, que é tão presente dentro das favelas. Sim, dentro das favelas! É a amiga que ajuda no cuidado com as crianças, a vizinha que olha suas roupa no varal caso precise ir em algum lugar longe de casa,  é aquela senhora que faz  um munguzá para distribuir entre as crianças, a que tem o jardim repleto de ervas para chás e banhos, que são melhores que analgésicos, isso é feminismo comunitário, e é muito presente nas favelas do Recife, e na minha favela não é diferente.

Além de compartilhar informações importantes sobre feminismo comunitário, falamos também sobre o estatuto da Juventude, que foi aprovado a alguns dias atras, e sobre uma "onda musical" que vem causando muitos problemas entre crianças e pre adolescentes, que são os bregas incentivando a sexualidade de crianças, nas músicas são intituladas de "novinhas". As letras pornográficas instigam relações sexuais de forma explicita com menores de idade (como relatam usando o termo "novinha"), e isso é algo que nós todos precisamos mudar.

Elisa e eu iniciando a pintura! :) 

















Na oportunidade, pintamos um muro com uma frase que eu criei, e que vem causando grande repercussão nas redes sociais, a nível nacional, uma frase que eu e minha hermana Elisa, pixamos, sim pixamos, porque acreditamos que toda forma de rabisco não autorizado é pixo, e é uma revindicação, contando também com os riscos em borrachas, bancas da escolas, em janelas sujas, isso também é pixo! E nosso pixo ficou na comunidade de Roda de Fogo, onde trocamos ideias com algumas garotas que largavam da escola, e acharam a frase muito interessante, também curtiram ver duas mulheres pintando na rua, o que não é muito comum.

"Sabe aquela novinha? Nós chamamos de criança!"  

Graças ao pessoal amigo da Rádio LAMA, temos acesso ao programa pela internet, o que ganha um UP no alcance do programa, poder conversar com pessoas da comunidade, conhecer o universo que era até então desconhecido de uma rádio livre, poder contribuir para uma comunicação livre de rótulos e com conteúdo necessário, conseguimos tocar alguns rap's de nossos amigos, músicas que fortalecem ideias e lutas, que dão alegria, e não instigam a pedofilia e violência. A postagem da foto com a frase, teve cerca de 2000 compartilhamentos, de forma viral, e algumas páginas também compartilharam a foto, surgindo convites para pinturas e oficinas de graffiti que trabalhe com crianças sobre essa realidade. Mobilizando pessoas para repensarmos juntos: Que "cultura" sexista e violenta que permitimos circulara em nossas comunidades? Qual os objetivos alcançados com esse tipo de música?

Fico muito contente de ter conseguido com a ajuda de pessoas amigas, propagar coisas boas nas comunidades alcançadas pela rádio LAMA, espero que todos curtam o programa, sem esquecer também do "presentinho" que recebi do pessoal, algumas beterrabas que estava uma delicia, e foram transformadas em um bolo de beterraba, rápido e pratico, com cor e sabor maravilhoso!


Bolo de beterraba s2 


















No mais, GRATA DE CORAÇÃO, pude perceber coisas boas e importantes, e aumentar minha crença num mundo bem melhor!


Link para ouvir o programa REVOCULTURA
https://soundcloud.com/user336168826/flores-crew-arte-urbana-e

Link do Projeto Dissonante
http://www.dissonante.org/site/index.php

Facebook da Rádio LAMA
https://www.facebook.com/lama.recife?fref=ts

Link receita Bolo de Beterraba
http://tudogostoso.uol.com.br/receita/7431-bolo-de-beterraba.html

#GSA2014
#Provadaágua

Abraços Coloridos!!!



2 comentários:

disse...

Oi ! Meu nome é Jéssica e sou do Rio Grande do Sul. Percebi que temos um objetivo em comum. Você também está participando do guerreiros sem armas assim como eu. Espero que você também esteja animado para seguir até alcançarmos esta rica jornada.
Nós nem mesmos nos conhecemos, mas lendo o seu blog e o que você tem compartilhado com este grupo você também parece acreditar que as pessoas são mais fortes juntas. Então, eu quero deixar esta mensagem que faz muito sentido para eu continuar nesta jornada: VISÃO SEM AÇÃO É SÓ UM SONHO, AÇÃO SEM VISÃO É PASSATEMPO, MAS VISÃO COM AÇÃO PODE MUDAR O MUNDO.
Eu estou aqui para convidar você nos unirmos com suas idéias e seu poder de agir para mover o mundo! Este é meu blog e você também pode ler minha história e se concordar manda sua opinião para gsa2014@institutoelos.org e nós podemos ir para esta jornada e fazer a diferença.
As pessoas loucas o bastante para pensar que podem mudar o mundo, são as únicas que realmente fazem isto !
Eu sou uma sonhadora, mas eu realmente não sou a única. Espero nos encontrarmos!

Abraços,

Jéssica Barcelos

Unknown disse...

Olá amiga!

Muito prazer sou seu companheiro, no caminho do SIM.
Meu nome é Rabi , moro em Luanda , Angola .
Sou estudante universitário no curso de Económia , Ativista Civíco , voluntário no programa educacional educando para vida, secretario para mobilização de jovens para trabalho voluntario no FORDU (Fórum Regional Para o Desenvolvimento Universitário).

Posso não te conhecer especificamente, mas essa coisa que pulsa em seu peito , buscando a transformação do mundo , também pulsa no meu , por isso já conheço mais do que imagina sobre você , pois o mundo esta vibrando com a mesma energia para nós e além disso espero compartilhar muito mais.

Desta forma , te convido a descobrir quem sou , e se achar que juntos podemos fazer mais no Guerreiros sem Armas 2014 e no Mundo , me indique para gsa2014@institutoelos.org pois eu também farei o mesmo.

Meu Blog : http://rabigsa2014.wordpress.com/
Meu Facebook : https://www.facebook.com/rabi.freitas
Beijos, e exitos para transformação do mundo num lugar melhor!

Obrigado!
Espero que nos encontrmos...

Postar um comentário

Design Gabi Bruce . Tecnologia do Blogger.