terça-feira, 13 de agosto de 2013

Pontuando minhas fraquezas e fortalezas - Tarefa de Aquecimento #GSA2014



1. Acredito na transformação do mundo de forma concreta *

Não tenho essa qualidade, porque sou muito realista. Não que não tenha sonhos, e que não acredite que a mudança existe, acredito sim, mas também acredito que sempre existirá quem é contra, quem faz por onde as coisas boas não aconteça, a violência e as opressões.

Ex.:Por não acreditar na transformação do mundo de forma concreta é que milito em movimentos de luta social, as opressões sempre existirá, cabe a nós lutar contra para reduzi-las.


2. Consigo equilibrar sonhos + emoções, vontades e ações ***

Tenho essa qualidade, porque faço dos sonhos metas a serem cumpridas, a emoções e vontades são combustível para concretizar uma ação.

Ex.: Festival FloreSendo ideias - Juventude, Hip Hop e outras conversas, eu tinha um sonho de
poder reunir em Recife meus amigos e amigas do Hip Hop, para podermos conversar e construir uma
rede que funciona-se com base na economia criativa, a vontade era tão grande, que escrevei o projeto
do que seria a principio o festival, e comecei a procurar formar de captação de recursos, escrevi no edital Prêmio Cultura Hip Hop 2010, e obtive excelente pontuação na categoria Conhecimento/Nordeste, conseguindo o financiamento para transformar em ação um sonho, que aconteceu em outubro de 2011.

3. Posso articular redes sociais e mobilizar pessoas para uma causa ***

Tenho essa qualidade, porque não só uso as redes sociais para comunicação eventual, faço delas ferramentas de luta social, socializando ações e oportunizando parcerias.

Ex.: No FloreSendo ideias, tinha pretensão de reunir pessoas de Pernambuco, ao divulgar nas redes sociais, consegui convidar cerca de 100 pessoas, reunindo junto com meus amigos, por 4 dias, representantes de coletivos de jovens,cerca de 15 estados e 45 municípios do Brasil em 2011, e agora em 2013, para o encontro que acontecerá em novembro, já temos confirmados presença de jovens de 6 estados do Brasil, e 4 países da America latina, mobilizando jovens em prol de repensar politicas publicas para juventude, e melhores condições de geração de renda e trabalho.


4. Tenho capacidade de transformar sonhos em realidade ***

Tenho essa qualidade, porque trabalho com os pés no chão!Todos os projetos que escrevo, são sonhos, é a vontade de ver as crianças lendo mais, de ver minha comunidade mais bonita e agradável para quem mora nela, é ver um país justo e igualitário. Acredito que posso realizar ações sozinha, mas o alcance é maior quando tenho apoiadores e o maior número de pessoas envolvidas ajudando.

Ex.:Projeto RAPresentando o Cordel, o sonho de ver crianças lendo e escrevendo poesia, literatura de cordel, e transforma a produção poética em laser, uma vez que as cidades/comunidade que o projeto já esteve presente, é desprovida de qualquer espaço ou atividade de esporte, cultura e laser para crianças e adolescentes.

5. Sou uma pessoa criativa ***

Tenho essa qualidade, porque vejo cores em tudo que faço! Criatividade tem que ser alimentada com conversas, com leitura, com desenhos, bons filmes, músicas, viajens, e pessoas.Converso com as pessoas, falo de minhas ideias, e essas conversas são adubo para que minha criatividade floresça, rabisco muito e leio bastante, pesquiso ações que deram certo, projetos inovadores e participo de toda sorte de eventos/encontros/seminários/festivais que tenham ligação as coisas que eu gosto, para instigar ainda mais minhas ideias.

Ex.:Os nomes dos projetos que escrevo, remetem a ação ou ao coletivo de forma criativa e poética (FloreSendo Ideias, RAPresentando o Cordel, Máfia do Batom), procuro sempre inovar no que faço, com cores e inserindo o graffiti, a poesia, o Hip Hop de forma artistica.


6. Procuro Inovar nas atitudes ***

Tenho essa qualidade, porque me esforço para ser criativa, procuro e busco sempre os nomes que "crio" para ações, e mesmo as ações, para ver se já tem algo igual ou semelhante, para não ser mais uma ação, não ser algo repetitivo.

Ex.:Máfia do Batom- é comum encontrar encontros e seminário voltados para mulheres, mas não muto comum para mulheres do Hip Hop, quando tem fica só em atividades artísticas, ou mesmo as mulheres enquanto publico e não enquanto produção.No Máfia do Batom, reuni minha amigas mais próximas, que são do Hip Hop, e pensamos em um encontro que politiza-se as mulheres, que formassem em produção cultural, para tira-las da plateia e coloca-las capacitadas enquanto produtoras, organizadoras de festivais/shows, dando visibilidade a produção artística feminina.

7. Tenho meus valores, crenças, mas estou aberto para o desconhecido **

Tenho parte desta qualidade, porque meu valores são baseados nos direitos humanos, minhas crenças é o respeito ao próximo, mesmo que tenha opinião divergente a minha, estou aberta ao desconhecido em parte, primeiro analiso, vejo até onde o desconhecido é seguro e não é agressor aos meus valores e crenças e os do próximo.
Ex.:

8. Procuro me comunicar, mesmo não sabendo falar outras línguas ***

Tenho essa qualidade, porque no graffiti e no Hip Hop como um todo, é comum encontrarmos pessoas de outros países, e isso sempre me despertou curiosidade, saber como é a cena do graffiti, saber das vivencias, as dificuldades, as ações coletivas, trocar ideias e compartilhar cultura.

EX.: Minha participação no 5to Festival Nosotras Estamos en la Calle, um festival internacional de mulheres artistas urbanas que aconteceu em março de 2013 em Lima, no Perú.Vi a convocatória pelas redes sociais, não tinha nem dinheiro nem espanhol básico, mas tinha uma grande vontade de compartilhar minhas vivencias e aprender com aquelas mulheres que estariam ali.Consegui chegar no Perú graças a muita correria para comprar passagem, chegando lá, "descobri" que era a unica brasileira participante, com calma, paciência, consegui me comunicar, muitas das vezes até desenhei para entendessem, como uma amiga também vez comigo, mas conheci pessoas maravilhosas do Perú, Argentina, Ecuador, EUA, México, Colombia, Chile, e em uma semana parecia que conhecia aquelas pessoas há seculos, eu falava em português e elas em espanhol e nos entendiamos, pois o idioma que todas ali falavam era o respeito

9. Estou pronto para agir ***

Tenha essa qualidade, porque sou proativa, adoro trabalhos coletivos, mas se não tem outras pessoas dispostas para realizar, faço com muita alegria e me esforço para ter resultados tão bom quanto se tivesse outras envolvidos.

Ex.:Financiamento ainda é uma dificuldade em nosso estado, as viagens que faço, algumas ações e oficinas, capto recursos com vendas de telas, adesivos, camisetas, livretos e outros materiais que produzo junto com o coletivo que faço parte.Há cerca de um dois atras, houve uma dispersão dentro do coletivo, e me vi só, era um coletivo de uma pessoa, para graffitar, dar oficinas, representar o coletivo em encontros, e foi cansativo, mas consegui cumprir com a agenda, agora estou muito contente pois temos novas pessoas disposta a trabalho coletivo, e tem sido muito gratificante.

10. Quero compartilhar com os outros, o que aprendi ***

Tenho essa qualidade, porque acredito que o conhecimento não esta só nos livros, esta nas pessoas.É uma conversa, uma troca de ideias, uma dica de como melhorar um desenho, de como escrever melhor, de como não deixa a comida muito salgada, é isso que recebo e ofereço, é nisso que acredito.

Ex.:Já escrevo literatura de cordel há uns 6 anos, e faço graffiti a uns 9 para 10 anos, muitas pessoas que pintam a muito tempo, normalmente não pintam com quem esta começando, faço o contrario, prefiro produzir painéis com quem esta começando, aprendo e ensino técnicas de pintura com o spray. Não me vejo sem oferecer as oficinas tanto de graffiti quanto de cordel, não posso ficar com conhecimento só para mim, sei que tenho muito que aprender ainda, muito mesmo, mas sinto a necessidade de partilhar o pouco que sei.


Palmeira imperial :)


Foto: Sergio Rastro
Texto: Gabi Bruce :)

0 comentários:

Postar um comentário

Design Gabi Bruce . Tecnologia do Blogger.